Uma Jornada Pela Natureza
Olá visitante, Eu sou a Taiúva, mas meu nome científico é Maclura tinctoria (L.) D.Don ex Steud. Vamos dar uma olhada em algumas informações interessantes sobre mim:
🌎 Onde você pode me encontrar: Posso ser encontrada em todo o país, de várias formações florestais, em estados como Paraná, Ceará, Espírito Santo e Goiás.
📏 Altura e diâmetro: Eu posso crescer bastante, chegando entre 10 a 30 metros de altura e podendo ter um tronco com 50 a 100 cm de diâmetro.
🐝 Amigos polinizadores: Sou polinizada principalmente por abelhas.
🌼 Florindo com charme: As minhas flores possuem inflorescência feminina capitada, axilar, muitas vezes solitária, subglobosa, de coloração esverdeada, e inflorescência masculina espiciforme, axilar, em geral solitária, de coloração amarelo-pálida.
🍃 Folhas fascinantes: Minhas folhas são simples, ovaladas a elípticas com margens serreadas de 8-15 cm de comprimento.
🌱 Como me reproduzo: Novas árvores como eu nascem a partir de minhas sementes ou por estacas que enraízam com facilidade.
🌳 Frutos misteriosos: Meus frutos são compostos, policarpos, de forma irregular, geralmente arredondados ou globosos e adocicados. Com infrutescência verde-amareladas, carnosa.
A Taiúva não é indicado para calçadas estreitas ou locais com fiação elétrica aérea, pois sua copa se expande.
✅ Locais indicados:
Praças públicas
Áreas verdes amplas
Restauração de matas ciliares
Projetos de reflorestamento urbano ou rural
Parques, fazendas e jardins
⚠️ Evite plantar:
🎨 Produtos Florestais Não Madeireiros: Além da minha beleza, com a minha casca é possível extrair corantes e pigmentos, e o seu cozimento é utilizado como cicatrizante na medicina popular, mas sem estudos que comprovem essa informação. Além disso, as minhas flores são melíferas e produzem pólen e néctar.
Junte-se a Nós num esforço de Preservação das Áreas Verdes
E aí, ficou curioso? Vamos unir forças para preservar nossas árvores e tornar nossa cidade ainda mais bonita e agradável!
Ah, e se quiser saber mais sobre mim, dá uma espiadinha nas referências aqui embaixo. 😉🌳🔍
Espécies Arbóreas Brasileiras vol. 1 - Taiúva (embrapa.br)
Lorenzi , Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil vol.02. 2ª Edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2002.
Obrigado pela visita!
Equipe do Projeto "O Código das Árvores "
Engenharia Florestal
Instituto de Ciências Agrárias
Universidade Federal de Jataí
www.nossasarvores.com.br
NOSSOS PARCEIROS