Uma Jornada Pela Natureza
Olá visitante, Eu sou o Baru, mas meu nome científico é Dipteryx alata Vogel. Vamos dar uma olhada em algumas informações interessantes sobre mim:
🌎 Onde você pode me encontrar: Posso ser encontrado nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo, no Cerrado e na floresta latifoliada semidecídua!
📏 Altura e diâmetro: Eu posso crescer bastante, e em tamanhos variados chegando de 15 a 25 metros de altura e podendo ter um tronco com 40-70 cm de diâmetro.
🐝 Amigos polinizadores: Sou polinizado principalmente por abelhas e insetos secundários como moscas, vespas e besouros que vistam minhas flores.
🌼 Florindo com charme: Minhas flores surgem em meados de outubro e se estendendo a janeiro. De coloração branca que são dispostas em panículas apicais.
🍃 Folhas fascinantes: Minhas folhas são compostas pinadas de raque e pecíolo alados com 6-12 folíolos glabros.
🌱 Como me reproduzo: Novas árvores como eu nascem a partir de minhas sementes que são de curta longevidade e irão gerar mudas de crescimento rápido.
🌳 Frutos misteriosos: Meus frutos são legumes lenhosos de coloração parda que contém em seu interior uma única semente comestível, amadurecendo nos meses de setembro a outubro.
O Baru não é indicado para calçadas estreitas ou locais com fiação elétrica aérea, pois sua copa se expande bastante e o tronco pode atingir grandes dimensões com o tempo.
✅ Locais indicados:
Canteiros centrais largos de avenidas
Praças públicas
Áreas verdes amplas como parques e jardins
Projetos de paisagismo urbano ou rural
⚠️ Evite plantar:
🎨 Produtos Florestais Não Madeireiros: Estão sendo realizados estudos que demostram ao ser extraído o óleo da semente, pode ser empregado como antirreumático, apresentando propriedades sudoríferas, tônicas e reguladoras da menstruação. Além de poder comercializar suas amêndoas através do extrativismo, sendo uma substituta das nozes.
Junte-se a Nós num esforço de Preservação das Áreas Verdes
E aí, ficou curioso? Vamos unir forças para preservar nossas árvores e tornar nossa cidade ainda mais bonita e agradável!
Ah, e se quiser saber mais sobre mim, dá uma espiadinha nas referências aqui embaixo. 😉🌳🔍
Árvores exóticas no Brasil : madeireiras, ornamentais e aromáticas / Harri Lorenzi ... [et aI.]. -- Nova Odessa, SP : Instituto Plantarum, 2003.
baru.pdf (embrapa.br)
Especies Arbóreas Brasileiras vol 1 - Baru (embrapa.br)
LORENZI, H. & MATOS, F. J. de A. Plantas medicinais no Brasil: Nativas e exóticas. 2 ed. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda, 2008, p. 342.
Obrigado pela visita!
Equipe do Projeto "O Código das Árvores "
Engenharia Florestal
Instituto de Ciências Agrárias
Universidade Federal de Jataí
www.nossasarvores.com.br
NOSSOS PARCEIROS