Uma Jornada Pela Natureza
Olá visitante, Eu sou a Chichá, mas meu nome científico é Sterculia striata. Vamos dar uma olhada em algumas informações interessantes sobre mim:
🌎 Onde você pode me encontrar: Sou encontrada naturalmente na Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Goiás, Pará, Tocantins e São Paulo.
📏 Altura e diâmetro: Eu posso crescer bastante, chegando a até 8 a 18 metros de altura e podendo ter um tronco com 30-50 cm de diâmetro.
🐝 Amigos polinizadores: Sou polinizada principalmente por abelhas que são essenciais para a minha reprodução e sou bastante visitada por insetos pequenos.
🌼 Florindo com charme: Minhas flores são apétalas, com o cálice interior avermelhado e margens e ápice com divisões alaranjadas. A floração varia de acordo com a região em que estou.
🍃 Folhas fascinantes: Minhas folhas são verdes brilhantes , grandes, simples, de ápice dividido em 3 a 5 lobos, lisas na face superior e tomentosas na inferior e sustentadas por pecíolos longos. Caem totalmente durante o período mais seco do ano.
🌱 Como me reproduzo: Novas árvores como eu nascem a partir de estaquia da parte apical dos ramos ou por sementes.
🌳 Frutos misteriosos: Meus frutos são cápsulas lenhosas formadas no inverno, deiscentes, grandes, verdes a vermelhas quando maduras. Cada uma apresenta várias castanhas (sementes) pretas. A frutificação dos meus frutos varia de acordo com a região em que estou.
A Chichá não é indicada para calçadas estreitas ou locais com fiação elétrica aérea, pois sua copa se expande bastante e o tronco pode atingir grandes dimensões com o tempo.
✅ Locais indicados:
Canteiros centrais largos de avenidas
Praças públicas
Áreas verdes amplas
Calçadas largas, com canteiros recuados do meio-fio
Projetos de reflorestamento urbano ou rural
⚠️ Evite plantar:
Além disso, por perder suas folhas na seca, o Chichá traz sombras densas no verão e luz solar no inverno, o que pode ser uma vantagem em projetos paisagísticos bem planejados.
🎨 Produtos Florestais Não Madeireiros: Além da minha beleza, as minhas sementes/amêndoas são comestíveis e muito apreciadas tanto cozidas como torradas, o sabor recorda um pouco o do amendoim.
Junte-se a Nós num esforço de Preservação das Áreas Verdes
E aí, ficou curioso? Vamos unir forças para preservar nossas árvores e tornar nossa cidade ainda mais bonita e agradável!
Ah, e se quiser saber mais sobre mim, dá uma espiadinha nas referências aqui embaixo. 😉🌳🔍
Carvalho, Paulo Ernani Ramalho. Espécies arbóreas brasileiras: volume 5 – Chichá. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Colombo, PR: Embrapa Florestas, 2014. 634 p.
Carvalho, Paulo Ernani Ramalho. Espécies arbóreas brasileiras: volume 4. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Colombo, PR: Embrapa Florestas, 2010. 644 p.
Obrigado pela visita!
Equipe do Projeto "O Código das Árvores "
Engenharia Florestal
Instituto de Ciências Agrárias
Universidade Federal de Jataí
www.nossasarvores.com.br
NOSSOS PARCEIROS